27/03/2014

QUE TIPO DE EVANGELHO ESTAMOS VIVENDO?

    Não quero nesse texto ser muito radical nas minhas colocações, mas simplesmente falar um pouco do evangelho ensinado na Bíblia Sagrada e o "evangelho" pregado por muitos por ai. 

    Em principio, oque é EVANGELHO? Significa boas novas. São as boas novas de salvação. Todos precisam da salvação. Essa Salvação custou muito caro, ou seja, o FILHO de Deus derramou o seu sangue na cruz do calvário por todos. E essa Salvação é pela GRAÇA, ninguém precisa pagar nada para tê-la. E o caminho trilhado por ela é caminho estreito. A Salvação não é apenas um simples ato de levantar a mão e dizer que quer aceitar a Jesus, é mais além do que isto. Portanto, é muito importante confessar publicamente que aceita ao Senhor JESUS, mas não para por ai. Jesus falou certa vez que aquele que quiser seguir Ele é preciso RENUNCIAR a si mesmo, tomar a sua CRUZ e segui-lo. CRUZ é simbolo de sofrimento. Foi oque CRISTO passou por nós na CRUZ do calvário. E a bíblia manda seguir as pisadas de Cristo.

     PORÉM, muitos por ai pregam um "evangelho" barato. Infelizmente esse tipo de evangelho tem atraído a muitos. Um evangelho que não tem a "CRUZ". "Se você estar passando por alguma dificuldade, alguma coisa estar errado com você!" SERÁ? Será que o motivo do apostolo Paulo de tanto sofrer, é que ele estava com alguma coisa errada? Não quero falar o nome dessa "teologia" que prega sobre apenas prosperidade. Só fala de prosperidade e se esquece da cruz. Eis o motivo desse tipo de evangelho atrair tanta gente. Quem é que não quer ter uma conta gorda no banco? ser bem-sucedido na empresa ou na vida? Todos querem. Não estou dizendo com essas palavras que seja pecado alguém ser próspero. Ter uma conta gorda, ser bem-sucedido na empresa e na família. Oque estou tentando dizer é que o evangelho que salva o Homem do seu estado de pecador é o EVANGELHO que prega a cruz de cristo, e que de maneira nenhuma o material estar acima das coisas espirituais, as coisas de Deus. E alem do mais, o Evangelho verdadeiro abrange o HOMEM por inteiro. Ou seja, a Salvação não apenas atinge o lado espiritual do Homem, mas sim toda a sua vida. o lado material também. Porém com uma grande diferença. Enquanto esse "evangelho da prosperidade" valoriza mais o material do quer o espiritual, o genuíno EVANGELHO valoriza o espiritual e depois o material.
       Entendendo essa diferença a pergunta é:
      
     Que tipo de evangelho estamos vivendo?

22/05/2012

O Coração Regenerado

    Para falarmos sobre o coração regenerado é preciso primeiro entender o conceito de "coração", segundo a bíblia. O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro(Prov 4:23; Lc 6:45). Biblicamente falando, o coração pode ser considerado  como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição. Portanto as nossas ações, palavras, atitudes revelam o que esta dentro do nosso coração.


O coração é centro do intelecto: As pessoas sabem as coisas em seus corações(Dt 8:5). é em nosso coração que guardamos a palavra de Deus e meditamos nela. Foi assim que o salmista fez para não pecar contra o Senhor(Sl 119:9). é também em nosso coração que cremos, duvidamos, pensamos, guardamos a palavra da sabedoria etc. Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente.


O coração é o centro das emoções: A bíblia fala do coração alegre, amoroso, do coração medroso, do coração corajoso, do coração arrependido, do coração, ansioso, do coração irado e etc. Todas essas atitudes do coração, como outras, são antes de tudo, de natureza emocional.


O coração é o centro da vontade humana: Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena(Êx 4:21), do coração submisso a Deus(Js 24:23), do coração que decide fazer algo para Deus(2 Cr 6:7), do coração que se dedica a buscar ao Senhor(1 Cr 22:19), do coração que deseja receber as bençãos do Senhor(Sl 21:1-3), do coração inclinado aos estatutos de Deus(Sl119:36), e do coração que deseja fazer algo pelos outros(Rm 10:1). Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.


   Infelizmente por causa do pecado o coração foi contaminado, e horrivelmente foi afetado, o qual ficou repleto de maldade. Desde então segundo o testemunho de jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?"(Jr 17:9). Jesus confirmou a descrição de jeremias quando disse que o que contamina o homem diante de Deus não é o que entra, e sim o que sai (Mc 7:21,22). Portanto é necessário a Regeneração do coração.
  A solução de Deus para o coração pecaminoso é a Regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende do seu pecado, volta-se para Deus e aceitar a jesus como seu único e suficiente salvador. Aqueles que se arrepende e confessa a jesus como seu Senhor(Rm 10:9), nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo(Sl 51:10; Ez 11:19).


   


   

21/05/2012

Onde estamos alicerçados, na Rocha ou na Areia?

    Jesus em seu sermão do monte, ele traz vários ensinos práticos aos seus ouvintes, e um desses ensinamentos é "os dois alicerces". Ele ensina que todos aqueles que ouvem a sua palavra e as praticas, ele os comparam a um homem prudente que edificou a sua casa na rocha, porem aqueles que ouvem a sua palavra e as não pratica é comparado a um homem insensato que edificou a sua casa na areia. Quando veio a chuva, o vento forte, e rios, aquela casa que foi edificada na rocha permaneceu firme, não desmoronou, mas aquela casa que foi edificada na areia, aconteceu um desastre, foi derribada e grande foi o estrago. Onde será que estamos edificados? Muitas vezes surgi muitas dificuldades na vida do crente, e se ele não estiver firme na rocha, que é cristo, ele é capaz de abandonar a fé.  Mas por que muitos se desviam? por que deixa de olhar para cristo, e começa apontar o erros dos outros, e muitas vezes se esquece que tem seus erros que precisa ser concertados, e deixam de praticar os ensinos de cristo, e com isso demostram que estão edificados na areia. Aqueles que praticam a palavra de Deus demostram que são prudentes, e quando as dificuldades chagarem, conseguiram permanecer firmes na presença de Deus. Então não adianta apenas conhecer os ensinos de cristo, é preciso também praticar, como disse o apostolo Tiago em sua Epístola capítulo 1 verso 22 e 23 " e sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural". O que identifica que a pessoa está na rocha não é o vasto conhecimento bíblico que está pessoa tem e sim quando ela obedece a palavra de Deus. Se estamos obedecendo a palavra de Deus, estamos na rocha que é cristo jesus, e o consolador amado o Espírito Santo nos ajudará a permanecer firme na presença de Deus. Onde você está  alicerçados? Medite nessas palavras. fiquem na paz!!!

17/05/2012

Nosso corpo:Templo e morada do Espírito Santo

   O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade Divina, e Ele é Santo, e tem os mesmos atributos de Deus, ou seja Ele é Deus. Antes de jesus subir ao Céu Ele fez uma promessa aos seus discípulos, que enviaria outro consolador, O Espírito Santo, e Ele habita no crente que vive em santidade. Paulo escrevendo a sua primeira carta aos irmãos de coríntios, ele diz que o nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo(1 cor 6:19). O nosso corpo é formado ou constituídos por vários membros, e por isso devemos consagrar-los a Deus, e apresenta-los a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus(Rm 12:1). Caso não estivermos fazendo isso é necessário nos arrepender e começar a nos consagrar a Deus. Como diz o tema desse blog "é tempo de buscar a Deus", neste texto eu acrescento: é tempo de nos consagrar a Deus. Cristo derramou seu sangue precioso para nos remir do pecado, e se formos resgatados pelo precioso sangue de cristo, e porque não nos entregar por completo a Ele? portanto voltemos ao primeiro amor a Deus, que nos amou primeiro, e não nos conformemos a este mundo, porque o Espírito Santo não habita em templo impuro, e sim santo. Portanto oremos a Deus e peçamos a sua ajuda para viver em santidade, porque sem Ele nada podemos fazer(Jo 15:5). é tempo de nos consagrar a Deus. Fiquem na paz!!!